[Lista] 12 livros para 2015

15:33




Já estamos no quarto mês do ano, mas, como dizia o velho deitado, antes tarde do que mais tarde né?
Posts como esse já pipocaram em centenas de blogs, então não é novidade. Porém no ano passado não planejei minhas leituras e senti falta, então vou tentar me guiar por essa lista e ler um por mês pelo menos.

2061 - Uma odisseia no espaço III, de Arthur C. Clarke

Já li o 2001 (e ainda quero ler de novo na edição nova da Aleph), já li o 2010 e tenho as sequências 2061 e 3001 - a odisseia final, porém tenho algum tipo de bloqueio com séries (!) sejam elas em livros ou de TV. Até hoje a única saga literária que terminei foi Jogos Vorazes, e da TV apenas séries e animes bem curtos. Adoro sci-fi e 2001 é um grande livro, espero conseguir pelo menos ler mais um livro da saga esse ano.

                                     
Ficções, de Jorge Luis Borges

Borges é clássico, eu li zero livros dele e ganhei esse de aniversário no ano passado. Motivos suficientes.

Skagboys, de Irvine Welsh

Skagboys é do mesmo autor de Trainspotting e é ambientado nos anos 80, contando como era a vida de Mark Renton e seus parça uma década antes de Trainspotting. Foi o último livro que eu comprei (já faz quase um ano que não compro livros, tá fácil pra ninguém), já comecei a ler uma ou duas vezes e esse ano pretendo terminar a leitura. Até porque há um terceiro livro sobre essa turminha do barulho, o Pornô.

     
Paciente 67, de Denis Lehane

Paciente 67, foi posteriormente publicado sob o nome Ilha do Medo, sim, aquele filme com o Leo DiCaprio. Há alguns anos assisti ao filme e achei o máximo. Tempos depois li Sobre Meninos e Lobos de Dennis Lehane e quando descobri que Ilha do Medo fora baseado em um livro do mesmo autor, entrou automaticamente pra lista de leitura. Continua lá até hoje.

Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Mais um clássico que ainda não li. Este acabou entrando pra lista quando ouvi na rua duas garotas comentando sobre os livros que leram no ano passado e uma delas o citou. Sei algo sobre a história? Não. Também não vou procurar a sinopse, porque existem milhares de clássicos de que você sempre ouve falar, mas não sabe do que se trata realmente. São títulos que entram na cabeça como velhos conhecidos de que você não sabe nada. Quando isso acontece, gosto de mergulhar de cabeça sem saber o que há por vir.

 

Pesadelos e paisagens noturnas, de Stephen King

Pesadelos e paisagens noturnas são contos de King dividido em dois volumes. Essa foi uma das séries curtas que consegui terminar. Ou pelo menos uma temporada, nem sei, na época conhecia menos de séries do que conheço hoje. Sou louca pelo episódio em que os protagonistas se perdem e encontram roqueiros mortos. Encontrei o segundo volume na biblioteca pública e trouxe pra casa só pra descobrir que o conto que queria está no primeiro livro. Voltemos à caça! 

                           

O homem duplicado, de José Saramago

 Já comecei o livro uma vez e não terminei. Recentemente o livro foi adaptado para o cinema, ainda não assisti ao filme dando a desculpa de que quero ler o livro inteiro antes. Outra boa desculpa é que Saramago é sempre uma boa opção.

Os homens que não amavam as mulheres - Millennium I, de Stieg Larsson

Ao lado de Cem anos de solidão, esse é mais um livro que eu infernizei pra ganhar de aniversário e ainda não li. Mas fiquei surtada com o filme e não tenho razões pra pensar que não vou curtir o livro. Só falta tirar da estante e ler.

A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector

Ok, essa deveria ser a lista de livros que eu comecei a ler em algum momento da vida e pretendo terminar em 2015. Comecei a ler esse livro adolescentinha e não aguentei a pressão. Percorrendo as prateleiras da biblioteca sempre bate a vontade de levar ele pra casa e ler inteirinho. Em 2015 esse momento vai chegar, eu espero.

Grande Irmão, de Lionel Shriver

Mais um que eu já comecei a ler e pretendo terminar. É da autora de Precisamos falar sobre Kevin, só isso já me fez comprar vários livros dela. Mentira, só tenho três títulos.

 

Pornopopeia, de Reinaldo Moraes

Esse é inédito na minha pilha de leituras, hein!

O ateneu, de Raul Pompeia

We don't need no education... Sim, definitivamente essa deveria ser a lista de livros que eu pretendo terminar. Esse eu comprei nessas lojinhas de R$1,99, sabe? Tava adorando o livro quando meu exemplar começou a se desintegrar na minha mão. Sério, páginas começaram a se soltar e eu decidir dar um descanso pro moribundo.

Só fazendo essa lista é que eu percebi quanta coisa deixei de fora! D:
Mas se eu conseguir ler esses já vai ser lucro, já que vários estão na lista há muito tempo e muitos eu já comecei e não terminei. E aí, já leram esses livros? Aceito sugestões, haha.

Você vai gostar destes:

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo