Meus filmes favoritos (são) da década de 70

16:36

Um belo dia desses em que a gente não tem nada em especial pra pensar, me dei conta de que VÁRIOS dos meus filmes favoritos são da década de 1970. O que é muito a minha cara, já que adoro psicodelia, boa música, cabelos compridos, muita ousadia e alegria. Segue então, uma lista de recomendações com meus filmes favoritos da década das Boogie Nights em ordem cronológica.


Laranja Mecânica (1971)


Provocante em todos os sentidos, a obra de Kubrick, adaptada do livro de Anthony Burgess é de longe um dos meus filmes favoritos. Ao estrear causou polêmica por toda a "ultra-violência", fazendo Stanley Kubrick se exilar e pedir que o filme não fosse mais aos cinemas enquanto ele tivesse vida. Jovens infratores colocavam a culpa no filme, dizendo que era má influência (muitos concordaram). Mas o caso é que parece que poucos entenderam o filme na época em que foi lançado. Infelizmente, acho que, apesar de hoje ser um clássico cult, se fosse lançado atualmente Laranja Mecânica e seu diretor seriam tão duramente criticados quanto há 40 anos atrás.

Trailer



Pink Floyd: Live at Pompeii (1972)

Quatro malucos de uma banda progressiva chamada Pink Floyd resolvem fazer um filme. Calma, ainda não é a obra-prima "The Wall". A ideia brilhante é ir para a Pompéia (sabe, aquela cidade devastada pelo vulcão Vesúvio?) e tocar em um grande anfiteatro no meio do nada. O filme alterna imagens de vulcões, mosaicos incríveis e arte local, cenas em estilo documentário, filmagens das gravações de "Dark Side of the Moon" e os músicos em sua melhor forma tocando sem camisa, ufa! Maravilhoso, começando com os sons de respiração e batimentos cardíacos lentos e passando por solos destruídores de David Gilmour, apesar de tanta informação é um dos meus filmes favoritos pra relaxar.

Trailer:


(Não encontrei trailer, mas fiquem com essa música maravilhosa, trecho do filme e que passa a brisa que é assistir ao Pink Floyd tocando em Pompéia. Se não tiver paciência, vai pulando os pedacinhos.)

Planeta Fantástico (1973)

Um planeta "fantástico" (coloque aqui sua definição para a palavra) em que seres humanos são formiguinhas ao lado de ets azuis, os oms, muito maiores e civilizados. Muito menores e fracos, os homens são "selvagens" e são tratados como tal, além de serem utilizados como animais de estimação e até detetizados. Porém, como nossos ancestrais, os humanos desse planeta têm seus rituais, armas e meios de comunicação próprios. Juntos são fracos, mas unidos talvez possam provar seu valor e se libertar do desprezo dos oms. Lembrou de "O Planeta dos Macacos"?

Trailer:



The Rocky Horror Picture Show (1975)


Quem leu "As Vantagens de ser Invisível" conhece esse. Musical cheio de ousadia e alegria, um toque de filme de horror B e muito charme. Tim Curry é o doutor Frank, completamente andrógino. Um desafortunado (dependendo do ponto de vista) casal se depara à noite com a residência de dr. Frank, resolve passar uma noite (aquela velha história Scooby-Doo) e todas as bizarrices que ela traz. Incríveeeel!!

Trailer:


Hair
(1979)


Mais um musical (amo musicais, deu pra perceber?, é o terceiro da lista) incrível. Subversivo, ousado e tocador-de-feridas são alguns "adjetivos" que me vêm à cabeça quando penso em "Hair". O filme é ambientado na década de 60, entre hippies, conservadores e soldados. Tratando de assuntos delicados e pesados como a guerra do Vietnã, racismo e tabus como sexo e sexualidade, além de claro, ser uma ode aos longos cabelos sem restrição de gênero ("Hallellujah, I adore it"). Essa micro resenha não faz jus ao filme, mas se tiver por acaso passando na tv à cabo, pare e assista. Não dá pra se arrepender!

Trailer ("Trailer" alternativo):  

E aí? Já assistiu a algum desses filmes? Curte musical ou nem? Têm indicações de filmes da época ou semelhantes? Vou adorar saber, compartilhe o conhecimento e deixe nos comentários! 


Você vai gostar destes:

2 comentários

  1. Esse planeta fantastico eu já tinha ouvido falar, porém nunca parei pra assistir. Eu tenho mo preguiça pra assistir filmes, porque geralmente começo a assistir e já tô pensando em outra coisa. Nunca consigo me concentrar, é um saco isso Blog Querida Hanny

    ResponderExcluir
  2. O clássico "Laranja Mecânica" ainda não vi, mas tenho vontade de ver.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo